sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FIQUEM LIGADOS!
RECADINHO DA PROFESSORA PAULA VIEIRA
GRIPE SUINA

A Gripe Suina é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados.

Contágio: através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma à 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Sintomas: são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra.

Prevenção: Enquanto estiver em locais afetados pela gripe suina (vírus A -H1N1), usar mascára descatável, substituindo sempre que necessário; - Usar lenço descartável, cobrindo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; - Evite locais com muitas pessoas; - Evite o contato direto com pessoas infectadas, o vírus fica no ar quando há tosse ou espirro, e à um metro de distância pode inalar; - Não dividir alimentos, copos, toalhas e objetos pessoal; - Não fique tocando em seus olhos, nariz ou boca; - Lavar as mãos com frequência usando água e sabão; - Em caso de ficar doente, procure o mais rápido possível, de preferência usando uma mascára, assistência médica e informe se houve contato com doentes ou esteve recentemente em áreas afetadas; - Não ingerir medicamentos sem orientação médica.

2 comentários:

  1. Amanda Nascimento Santos19 de agosto de 2009 às 16:36

    mtt obrigada por avisar vlw

    ResponderExcluir
  2. Fiquem atentos às dicas e muita saúde a todos.

    ResponderExcluir